Além de apaixonados, os casais de namorados da
capital mineira também estão dispostos a presentear no dia 12 de junho, data em que
o amor entre os casais é celebrado no país. Um levantamento da Câmara de Dirigentes
Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), realizado entre os dias 9 e 23 de maio, aponta que
53% dos namorados devem presentear neste dia. Com isso, a economia da capital
deve receber uma injeção de R$ 2,3 bilhões ao longo do mês. Esse montante
representa um crescimento de 1,52% em comparação ao mesmo período do ano
passado.
Os namorados devem investir, em média, R$ 200 nos presentes, sendo que a maioria
(94,6%) deve comprar apenas um item. O valor é 42% maior que o observado em
2021, quando o tíquete médio foi de R$ 140,87.
“Com a retomada dos compromissos sociais, o comércio vem sendo aquecido nas
datas comemorativas. Prova disso é uma previsão mais positiva que a do último ano,
quando ainda enfrentávamos um cenário pandêmico mais delicado. As pessoas
querem recuperar o tempo perdido e celebrar todas as datas. Felizmente, isso reflete
positivamente no comércio”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Roupas e calçados lideram a intenção de compras.
Segundo a pesquisa, os itens de maior procura para a data comemorativa serão roupas
(36,9%) e calçados (17,7%). Em seguida aparecem:
Cosméticos – 13,1%
Acessórios – 7,7%
Bombons – 6,2%
Flores – 5,4%
Bebidas e livros – 1,5% (cada)
Outros – 10,1%
Ao serem questionadas sobre qual item devem priorizar na compra, as mulheres
disseram que roupas (65%) e calçados (35%) devem liderar a lista. Já os homens,
afirmam que preferem presentear com chocolates (50%), acessórios (33,3%) e flores
(16,7%). Para comprar esses presentes, as mulheres devem desembolsar, em média,
R$ 175 e os homens, R$ 143,33.
Pagamento à vista
Assim como nas datas comemorativas anteriores, no Dia dos Namorados, a maioria
dos consumidores (86%) também deve optar pelo pagamento à vista para evitar
dívidas futuras.
Nesta modalidade, as principais formas de pagamento deverão ser:
– Cartão de débito: 22,7%
– Dinheiro: 18,8%
– Transferência eletrônica (PIX, Ted ou Doc): 3,1%
– Boleto: 1,6%
13,3% dos consumidores devem optar pelo pagamento parcelado no cartão de crédito,
com média de duas a três parcelas.
Compras nas lojas físicas
O levantamento da CDL/BH aponta que o varejo físico deve registrar um crescimento
de 8,7% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Já o ecommerce pode crescer 5%.
54,6% afirmam que vão comprar os presentes nas lojas físicas (shopping center, lojas
de rua em bairro, loja de rua no Centro da capital).
As compras na internet devem representar 30,8%. Pequenos comerciantes autônomos, 9,2%; Os comércios de
serviços essenciais, 2,3%; Não sabe, 2,3% e Feira Hippie, 0,8%.
91% dos entrevistados afirmam que ainda não realizaram as compras e apenas 9% já
anteciparam.
“Tradicionalmente o consumidor brasileiro tem o costume de realizar suas compras
próximo às datas. Por isso, é fundamental que os lojistas estejam preparados para um
aumento do fluxo de compradores na próxima semana, especialmente aos sábados, quando a maioria das pessoas têm maior disponibilidade de ir às compras”, aconselha Souza e Silva.
Dentre os namorados que irão comemorar a data, o gasto médio deverá ser de R$233.
Segundo os entrevistados, as celebrações devem ser:
– Jantar em restaurante: 34%
– Almoço em casa: 29%
– Cinema/Teatro: 13%
– Almoço em restaurante: 12%
– Motel: 5%
– Hotel/Pousada: 2%
– Lanchar fora: 2%
– Viagem: 2%
Fácil acesso e bom preço são determinantes para compra
Quando questionados sobre os principais fatores que influenciam as compras, os
entrevistados disseram que preço competitivo e fácil acesso são os principais.
Confira:
– Preço: 20%
– Conforto e acessibilidade: 29,3%
– Proximidade do estabelecimento à residência: 19,2%
– Proximidade do estabelecimento ao local de trabalho: 7,7%
– Diversidade de lojas próximas: 8,5%
– Confiança: 8,5%
– Segurança: 6,9%
Em contrapartida, os fatores que podem atrapalhar as compras na data são:
– Atendimento ruim: 57%
– Preço alto: 20%
– Lojas cheias: 10%
Lojistas animados
Em pesquisa realizada com os comerciantes da capital, entre 25 de abril e 13 de maio,
a CDL/BH constatou que 72% dos lojistas estão animados com as vendas do Dia dos
Namorados, sendo que 68% acreditam que será melhor e 4%, muito melhor.
Para atender a demanda, 58% irão reforçar o estoque e investir na divulgação dos
produtos e ações.
“Nossa recomendação é que os empresários adotem um planejamento estratégico
focado em atrair novos clientes e ações para fidelizá-los. O ideal é que os lojistas
invistam na divulgação de seus produtos, promoções e benefícios. Isso vai contribuir
para que os obstáculos do cenário econômico desfavorável sejam superados”, finaliza
Marcelo de Souza e Silva.