Outro dia eu vi uma abordagem sobre a longevidade que me fez refletir. Viver muito e bem não é exatamente sobre só a dieta, não é sobre só exercício, muito menos apenas a genética.
O principal fator de longevidade é o baixo nível de estresse crônico. Você pode se alimentar bem, treinar, não fumar, mas, se vive constantemente estressado, provavelmente vai morrer mais jovem.
O principal fator de estresse crônico, olha só, é o conflito interno entre quem você é e o que tenta parecer ser. E os estressados crônicos vivem com o hormônio cortisol elevado e, ele alto o tempo todo, destrói tudo: a sua imunidade, seu cérebro e seus músculos.
A regra da longevidade é tentar fazer aquilo que não gera muita resistência interna, deixar a vida fluir de forma mais natural, sem muitas preocupações, sem muitos ruídos internos, seja no trabalho, seja no amor, na família, na vida social.
Cerque-se de pessoas que tragam boas energias e não de pessoas que as drenem. Cada dia em um ambiente tóxico, acredite, acelera o seu envelhecimento.
