Um dia desses, recebi a coordenadora do Grupo Cultural Meninas de Sinhá, Patrícia Lacerda, para uma entrevista tão agradável, em que ela lembrou da Dona Valdete, criadora do grupo. Dona Valdete idealizou atividades lúdicas e reuniões periódicas com as idosas do bairro Alto Vera Cruz para ajudá-las a sair da depressão e reduzir o uso excessivo de medicamentos.
Patrícia me presenteou com o livro “Sabor da Memória: Receitas Afetivas”, resultado de um projeto realizado junto a instituições de longa permanência para idosos. Vocês não têm noção da riqueza desse livro! Em cada página, um pouco da história de um idoso ou idosa que apresentou uma receita para o concurso, seguido de sua foto e da receita.
É impossível segurar a emoção. Um monte de histórias vem à mente, como as vezes em que eu chegava em casa, lá em Santa Luzia, e minha avó já estava na cozinha, usando um avental de pano, cuidando de dois fogões: um para o almoço e outro para os quitutes.
Na época em que minha avó se casou, eram poucas as esposas que trabalhavam fora de casa. A maioria dedicava-se ao marido e à família.
O Meninas de Sinhá criou um site onde é possível baixar o livro e ter acesso às receitas, histórias e pessoas por trás delas. Saiba mais em sabordamemoria.com.br.