22/08/23
Redação: Lucas Rage/ Rede 98
Imagem: Gil Leonardi / Imprensa MG
Mais empregos, mais empresas e menos burocracia. Essa é a proposta da Lei da Liberdade Econômica, que dispensa a necessidade de alvarás para as chamadas atividades de baixo risco em Minas Gerais.
Além disso, Minas Gerais atingiu a marca de 740 mil empregos gerados desde então, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
E além de trazer bons frutos, a proposta rendeu prêmio para o governo de Minas Gerais. O governador, Romeu Zema (Novo), recebe em São Paulo o prêmio Liberdade para Trabalhar. Entrega acontece na quarta-feira (22), durante o Fórum Liberal, realizado pelo Instituto de Liberdade Econômica de São Paulo.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, a expectativa é de que a Lei da Liberdade Econômica traga ainda mais frutos para o estado. “Simplificar as burocracias, facilitando a abertura de empreendimentos e a atração de novos, é a aposta do Governo de Minas. É esta a receita para impactar diretamente na vida do mineiro, seja aquele que sonha em abrir seu próprio negócio ou quem espera por uma boa oportunidade de emprego formal. O nosso maior desejo é que o cidadão que aqui vive tenha orgulho de chamar Minas Gerais de casa. E só conseguiremos isso por meio de políticas públicas efetivas de geração de mais emprego e renda. É isso que garante dignidade às famílias e mais qualidade de vida. O emprego de qualidade sempre foi e sempre será uma ótima política de enfrentamento à vulnerabilidade social. E é sob esta ótica que trabalhamos atualmente”, afirma Passalio.
Até o momento, 51,52% dos mineiros são impactados com a Lei. 380 das 853 cidades de Minas Gerais já assinaram o decreto que implementa a proposição e desburocratiza a abertura de negócios, no âmbito municipal.
Minas Livre para crescer
Executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), o Programa Minas Livre Para Crescer também tem facilitado a vida de quem deseja empreender e gerar empregos no estado.
O objetivo do Governo de Minas, segundo a Sede, é gerar mais de 300 mil novos postos de trabalho para os mineiros, nos próximos três anos. Para o Governador Romeu Zema, a meta garante o pleno emprego em Minas. “[Ela] reflete um compromisso que o Governo busca: garantir um trabalho digno para cada mineiro. Com simplificação, agilidade e incentivos, estamos melhorando a vida do povo, com mais oportunidades de ter a sua renda e seu trabalho digno”, ressalta o Governador.
(Com informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico)