O monólogo “Jandira – Em Busca do Bonde Perdido”, com a atriz Isabel Teixeira, chega a BH, em 3 e 4 de agosto, sábado às 20h e domingo às 17h, no Teatro do Centro Cultural Unimed–BH MINAS.
O texto, escrito pela dramaturga Jandira Martini, morta em janeiro deste ano, traz reflexões sobre a finitude após o diagnóstico de câncer. O monólogo é inspirado na própria jornada da atriz, que se dedicou ao teatro durante anos. Os ingressos já estão disponíveis no site do Sympla.
A peça, que também é uma homenagem à carreira de Jandira, conta com direção de Marcos Caruso, amigo e parceiro da atriz por mais de quatro décadas. “Jandira – Em Busca do Bonde Perdido” proporciona ao público um passeio pelas memórias mais marcantes da autora, evocando os blocos carnavalescos de Santos, cidade natal de Martini.
“Concebi um espetáculo onde o absolutamente imprescindível e o essencialmente necessário estarão em cena. Essa foi a maneira que encontrei de honrar Jandira e, assim, poder continuar escrevendo com ela, para que, este ano, possamos completar nossos 40 anos de parceria”, enfatiza Caruso.
A vulnerabilidade do ser humano
“Jandira – Em Busca do Bonde Perdido” fala dos dramas humanos, que a todos iguala: a tomada de consciência da finitude, da fragilidade humana e do inevitável confronto com a morte. Mas, se o tema é transitoriedade e vulnerabilidade, para além disso há uma narrativa de paixão pelo próprio ofício, pelas pessoas, vivências e, sobretudo, uma declaração de
amor à vida.
Em seus momentos mais difíceis, a autora busca socorro nas palavras e pensamentos de Molière, Machado de Assis, Oscar Wilde, Shakespeare e outros deuses da escrita, sua grande paixão.
E a própria Jandira define o espetáculo: “Um monólogo sobre uma situação imprevista, surpreendente. Uma atriz que se revela, diante de seu público, ao narrar, com humor, sua inesperada e assustadora experiência. Auto ficção? Sem dúvida. Um stand-up? Seria, se fosse cômico. E cômico não chega a ser. Nem trágico. Apenas dramático.”
“Jandira” em BH
Data: 3 e 4 de agosto.
Horário: sábado (3) às 20h e domingo (4) às 17h.
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed–BH MINAS.
Endereço: R. da Bahia, 2.244 – 5º andar – Lourdes, Belo Horizonte.
Ingressos: www.sympla.com.br