No último fim de semana, foram realizados dois eventos em São Paulo que misturam produção de alimentos e tecnologia. “Plant Based Tech” e “New Meat Brasil” apresentaram inovações inimagináveis há alguns anos, como a produção de laticínios e carnes sem a necessidade de animais.
Exatamente isso. Imagine um leite de vaca produzido e não colhido a partir da ordenha, pois foi exatamente essa novidade que a startup brasileira “Future Call” trouxe para mostrar. Na verdade, a startup apresentou um projeto do leite sem vaca, que para ser desenvolvido, vai precisar de financiamento.
E por isso, no evento Plant-Based Tech, a Future Call lançou uma rodada de captação via crowdfunding. O leite sem vaca não é obtido a partir de plantas, ele é obtido a partir da seleção programada.
Nesse processo, uma cópia do DNA da vaca é utilizada para programar micro-organismos a produzir proteínas do leite, de forma idêntica ao original, sem necessidade de criar, alimentar e nem ordenar os animais. O objetivo maior da Future é licenciar todo esse processo às indústrias de laticínios, como uma solução escalonável e sustentável.
É como se diz: “O futuro é agora”.