A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aprovou, através de uma deliberação, a redução do intervalo de aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. O documento foi publicado na edição desta sexta-feira (12) do Diário Oficial do Estado.
De acordo com o texto, a partir de agora, a dose de reforço poderá ser aplicada cinco meses depois da última dose do esquema vacinal primário. Anteriormente era necessário esperar seis meses. O intervalo menor está condicionado à disponibilidade de imunizantes nos municípios.
A deliberação, assinada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, leva em consideração “a necessidade de agilizar a administração da dose de reforço da vacina (…) visto que é uma forma de potencializar e reativar a capacidade de resposta imune do organismo”.
Vacinação em BH nesta sexta-feira
Belo Horizonte aplica a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em pessoas de 64 anos, nesta sexta-feira. Somente poderão se vacinar as pessoas cuja segunda dose tenha completado seis meses ou que faltem até 15 dias para este prazo.
Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. De segunda a sexta, os postos fixos e extras de vacinação funcionam entre 8h e 17h e os pontos drive-thru têm o horário de funcionamento das 8h às 16h30. Há também opções para a vacinação noturna, com horário ampliado até às 20h. Os endereços dos locais podem ser conferidos no site da prefeitura.