Semana passada foi celebrado o Dia Mundial da Pizza, e fui intimada a falar um pouco sobre a história dessa delícia italiana que o brasileiro ama. Apesar da pizza ter surgido na Itália, em Nápoles, no século XVIII, o país que mais consome pizza no mundo são os Estados Unidos – seguido, claro, pela Itália.
O Brasil está entre os países que mais consomem pizza no mundo, mas, por aqui, ela foi repaginada. A massa ficou mais grossa, recheios mais fartos e inventamos até a borda recheada. Na Itália, menos é mais. A pizza napolitana tem massa fina, ingredientes frescos e poucas combinações. Nada de excesso de queijo e embutidos como nós adoramos. Uma fatia de pizza italiana tem em torno de 200 calorias.
Já por aqui, a pizza de calabresa, que é a mais consumida no Brasil, pode chegar ao dobro de calorias da italiana, em torno de 350 a 400 calorias por fatia. Se você gosta de pizza, mas não quer sair da linha, a sugestão é optar pelas pizzas mais simples, como a margherita, que tem aquele toque de manjericão que eu particularmente adoro.