É muito comum surgirem dúvidas em relação à higienização de frutas e verduras. Em casa, o primeiro passo é lavar as hortaliças em água corrente, folha por folha para remover sujeiras visíveis.
Após a lavagem inicial, recomenda-se mergulhar os vegetais em solução clorada. Geralmente uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água, deixando agir por 10 a 15 minutos.
Esse passo, sim, garante a desinfecção inativando bactérias, vírus e parasitas. A correta desinfecção pode reduzir em até 90% o risco de transmissão de doenças de origem alimentar.
Depois da desinfecção, é fundamental enxaguar em água potável para remover resíduos do cloro e guardar na geladeira. Já para redução de agrotóxicos, o processo é diferente.
Estudos demonstram que soluções de bicarbonato de sódio, cerca de uma colher de sopa para 1 L de água, por 15 minutos, ajuda a remover até 80% de resíduos superficiais de pesticidas, especialmente em frutas de casca mais fina, como as maçãs e morangos, mas não elimina os agrotóxicos no interior dos alimentos.