Das tantas músicas do Vander Lee de que gosto, trago aqui um trecho de “A Vida Não São Flores”, em que ele diz: “Todo mundo cobra meu sorriso, mas quem vai estar por perto quando a dor chegar?”
Há uma cobrança imensa para que sejamos felizes. E ainda nos exigem que sejamos felizes o tempo todo. O psiquiatra Contardo Calligaris dizia: “Eu não quero ser feliz, eu quero é ter uma vida interessante.” Aliás, “Sentido da Vida”, seu novo livro, lançado após sua morte, ganhou o Prêmio Jabuti no final de 2024. Vale muito a leitura.
O grande filósofo Mário Sérgio Cortella comentou que, em relação à felicidade, muitas vezes vivemos mais a expectativa do que a realização. Ele citou uma reflexão do escritor francês Jules Renard, anotada em seu diário em 1893: “Caso se construísse a casa da felicidade, seu maior cômodo seria a sala de espera.”
Entendeu? Então, vamos com Santo Agostinho, que disse: “Felicidade é continuar desejando aquilo que possuímos.” Isso não nos limita, nem nos torna sem perspectivas, mas nos convida a enxergar e dar valor ao que já temos. Finalizo com a fala clássica de Guimarães Rosa: “Felicidade se encontra nas horinhas de descuido.”
Há uma cobrança imensa para que sejamos felizes
- Publicado em
Compartilhe:
- Publicado em
Acompanhe a Rádio das Quatro Estações no Instagram!
Siga a @RadioCDLFM e fique por dentro das novidades
Mais de Juventude Prateada
Newsletter CDL-FM
Toda semana você recebe no seu e-mail o resumo das principais notícias, novidades, eventos, promoções e muito mais! Se inscreva agora em nossa newsletter e fique por dentro!