As bebidas saudáveis, de preferência aquelas que trazem benefícios à saúde, sendo chamadas de funcionais, são mesmo a tendência atual em todo mundo.
Prova disso é a compra pela PepsiCo da marca norte-americana Poppi de refrigerantes saudáveis, feitos à base de antibióticos, tornando-se com isso, a líder de mercado nesse segmento. O valor pago pela PepsiCo na compra da Poppi foi de 1 bilhão e 950 milhões de dólares.
A Poppi é relativamente jovem, foi fundada por um casal do Texas em 2018 como uma fábrica de refrigerantes caseiros, mas em 2020 viu sua sorte mudar ao levar seus produtos para o programa SharkTank. Na época, a pequena empresa recebeu investimento inicial de 400 mil dólares. Depois, mais 13,5 milhões por uma rodada de investimento série A em 2021.
E ainda, mais 25 milhões por uma rodada série B em 2022. Hoje, a marca Poppi possui 14 refrigerantes saudáveis no mercado, todos feitos com prebióticos, sucos de fruta, vinagre de maçã e com menos de 5 g de açúcar a cada 100 ml. Só para esclarecer, prebióticos são substâncias presentes em vários alimentos e que servem de nutrição para as bactérias benéficas presentes em nosso intestino.
Carboidratos não digeríveis como fibras e amido resistente são exemplos dessas substâncias. O toque picante sobre essa compra da Poppi pela PepsiCo é que ela foi efetivada logo após o anúncio feito pela Coca-Cola do lançamento de sua marca própria de refrigerante saudáveis, batizada de Simply Pop. Estamos vivenciando, portanto, o início de uma nova onda nesse universo líquido.
Quem será que vai surfar melhor nela, hein?