Você sabe o que são taninos? Uma palavra que ouvimos bastante, né? Principalmente relacionada ao vinho. Pois então, taninos são polifenóis, ou seja, compostos antioxidantes encontrados naturalmente nas plantas. Eles atuam contra inimigos, como insetos, radiação, micróbios, pragas, entre outros.
Várias bebidas contêm taninos, mas nem sempre a presença deles é positiva. Sensorialmente falando, os taninos provocam adstringência na boca, aquela sensação de ressecamento na ponta e no meio da língua e nas gengivas.
Sabe aquela sensação que fica na boca quando comemos caju ou alguma fruta verde? Pois então, são os taninos presentes que a causam.
As cascas das uvas contém taninos e, por isso, muitos vinhos tintos, cuja fermentação acontece com a presença das cascas, apresentam suas características, que, se não forem extremas e nem exageradas, são atributos positivos na bebida, ajudando a dar complexidade e corpo ao vinho.
Já na cerveja, a presença do composto é sempre negativa. Se percebemos adstringência na cerveja, é sinal que os grãos utilizados no preparo dela foram moídos em excesso, arrastando os taninos presentes em suas cascas.
E as cascas do malte devem apenas ser abertas para expor o grão, sendo retiradas após a produção do mosto cervejeiro, formando o que chamamos de bagaço de malte.
Então, você já sabe: um atributo considerado bom numa bebida pode ser defeito numa outra. Gostou dessa dica? Então me siga nas redes sociais para ficar por dentro de outras.