Por Amanda Magalhães
Gal Costa, uma das maiores cantoras da música brasileira, morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos. A informação é da assessoria de imprensa da baiana e a causa da morte é ainda desconhecida. A voz de “Baby” e “Palavras no corpo” deixa o filho Gabriel de 17 anos e uma imensidão de fãs.
A cantora se apresentaria no festival Primavera Sound, ocorrido em São Paulo, no último fim de semana, mas teve sua apresentação cancelada de última hora. A equipe de Gal Costa informou que ela estava se recuperando após a retirada de um nódulo na fossa nasal. As informações davam conta de que ela ficaria fora dos palcos até o final de novembro. A cirurgia citada aconteceu em setembro, após a apresentação da baiana no Festival Coala, também ocorrido em São Paulo. Apesar de não ter voltado aos palcos após o procedimento, estavam marcadas datas futuras da turnê Várias Pontas de uma Estrela.
Gal Costa nasceu em Salvador, no ano de 1945, e surgiu na cena musical nacional na década de 1960, quando se aproximou de Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil, com quem montaria posteriormente o grupo Doces Bárbaros. Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida internacionalmente, marcou gerações com suas músicas e sua voz inigualável.