O cinema brasileiro volta a ganhar destaque internacional com a estreia de “O Agente Secreto”, novo filme de Kleber Mendonça Filho, que chega nesta quinta-feira (6/11) a mais de 700 salas de cinema em todo o país.
A produção já passou por mais de 50 festivais internacionais e acumula 20 prêmios, incluindo Melhor Direção e Melhor Ator (Wagner Moura) no Festival de Cannes. O filme foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026, na categoria Melhor Filme Internacional.
Ambientado em 1977, o filme apresenta um Brasil em plena tensão política. A trilha sonora tem papel central na narrativa e traz clássicos da psicodelia nordestina, como faixas do álbum Paêbirú, de Zé Ramalho e Lula Côrtes. Mendonça deve lançar um vinil duplo com as músicas do filme e um livro com o roteiro completo.
No elenco, Wagner Moura vive Marcelo, professor que tenta recomeçar a vida no Recife. A atuação rendeu ao ator o prêmio em Cannes e o colocou na lista de possíveis indicados ao Oscar de Melhor Ator. Outro nome que vem chamando atenção é Tânia Maria, cotada a Melhor Atriz Coadjuvante por publicações como Variety e The Hollywood Reporter.
“O Agente Secreto” já nasce como um dos maiores lançamentos do cinema nacional e terá exibição em mais de 90 países, incluindo China, Índia, México e Coreia do Sul.
