Você já ouviu falar em “Fibermaxxing”? É a mais recente tendência que está bombando nas redes sociais nos Estados Unidos e consiste em encher o prato com fibras. O problema é que a tendência está indo longe demais e as pessoas estão consumindo mais do que o recomendado.
A fibra é essencial ao intestino e à saúde geral. Aumentar o consumo de frutas, legumes, sementes e leguminosas ajuda na digestão, no controle do colesterol, na prevenção de doenças crônicas e de câncer no intestino. Mas é sempre bom lembrar que consumir fibras em excesso, especialmente por suplementos, pode causar desconfortos como inchaço, gases e piorar a saúde intestinal.
O segredo está em adotar uma estratégia eficiente. Comece aos poucos, equilibre fibras solúveis como combinação de aveia com frutas e fibras insolúveis como farelos, vegetais folhosos e sementes. Priorize alimentos integrais e comida de verdade, não só fibras em pozinho. E uma orientação fundamental para quem está aumentando o consumo de fibras é hidratar-se bem.