Neste fim de semana, Belo Horizonte recebe mais uma edição da tradicional Festa Portuguesa, com atrações e as principais delícias do país europeu. Neste ano, excepcionalmente, a festa vai acontecer no próximo sábado (5) e não na já tradicional data de 10 de junho. Esta edição acontece das 10h às 20h, no entorno do Museu Abílio Barreto.
A Festa Portuguesa tem entrada gratuita e vai oferecer ao público comidas típicas dos melhores restaurantes da cidade, além de cozinhas show, artesanato e apresentações musicais de artistas brasileiros e portugueses.
O evento é realizado pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais. Este ano, em função da data, a festa vai celebrar o Dia da República de Portugal. “A 14ª edição da Festa Portuguesa tem como objetivo estreitar cada vez mais os laços socioculturais entre Minas Gerais e Portugal”, explica Miguel Jerónimo, presidente da Câmara Portuguesa.
Atrações musicais
Na parte artística as atrações incluem o gaiteiro Pedro Senna, a DJ Andreia Around, Tom Nascimento, Coral Luis de Camões e Grupo Conviver, Grupo Folclórico Gil Vicente do Centro da Comunidade Luso-Brasileira, Banda Saideira fazendo tributo ao Skank e, diretamente de Portugal, o cantor Luiz Caracol e sua banda.
Além disso, o público vai poder conferir na Festa Portuguesa os tradicionais artesãos que vão expor as suas obras e, pela primeira vez, uma exposição e venda de peças do pintor e escultor português Mário Tolda.
Há mais de 28 anos em Minas Gerais, o artista se dedica à cerâmica, retratando o ser humano e seus exemplos. Sua arte foi influenciada por palavras de incentivo do artista Francisco Brennand. Tolda já expôs em várias galerias de Belo Horizonte e em outras cidades mineiras e agora chega à Festa Portuguesa.
“Minha obra é fundamentalmente um grito de denúncia a tudo aquilo que ataca a liberdade e os direitos fundamentais do homem. Nas obras aqui apresentadas tento mostrar as reações e as emoções em mim provocadas, que por vezes são gritos de angústia, apelos ao bom senso ou simplesmente expressões provocadas por todas as distorções da vida em sociedade, revestidas de argila”, destacou o artista Mário Tolda.
Para conferir tudo em primeira mão, basta acompanhar o perfil oficial da festa no Instagram.
Estúdio CDL FM na Festa Portuguesa
A Rádio CDL FM vai estar presente nesta festa, que já se tornou uma das mais tradicionais de Belo Horizonte. O Jornalista Paulo Leite, apresentador do Programa Rádio Café vai levar aos ouvintes da 102.9 FM, tudo o que rolar na Festa Portuguesa. Além claro, de entrevistar grandes nomes da cultura portuguesa, brasileira e belo-horizontina!
E se você já quiser entrar no clima, é só curtir a playlist preparada pela Festa Portuguesa!