Vem aí a 7ª edição da Festa Chilena de BH, que ocorrerá neste sábado (9/8), no entorno do Museu Abílio Barreto, com entrada gratuita. O evento trará nomes da cena gastronômica do Chile, como o chef da Pulpería Santa Elvira, Javier Avilés, a sommelier Nádia Parro e o jornalista de gastronomia Carlos Reyes.
Pela primeira vez, a iniciativa receberá nomes da cena gastronômica chilena. A Pulpería Santa Elvira, onde Javier Avilés comanda a cozinha, ocupa a 57ª posição no ranking dos melhores restaurantes da América Latina. O chef apresentará suas criações gastronômicas que explicam o motivo de seu prestígio.
Nádia Parro ficará por conta de demonstrar o cenário vinícola do Chile. Além dos estandes com pratos típicos chilenos, haverá programação cultural com música e apresentações artísticas. Para os adultos curtirem com tranquilidade, o evento vai dispor de espaço kids e área para pets. A festa começará às 10h.
Viagem gastronômica para o Chile
Ainda no quesito gastronomia, a iniciativa tem como objetivo provocar no público uma viagem gastronômica por meio de receitas tradicionais, como as empanadas de Carolina Pizarro, chilena radicada em BH que está à frente do La Chilenita; e o choripan, sanduíche preparado pelo chileno Carmilo Bernales.
Moradora do Brasil desde os 10 anos, a chilena Milsa Marin comanda a empresa de festas e eventos Mil Folhas. Para a ocasião, ela fará empanadas chilenas de carne moída e pastel de choclo (escondidinho de creme de milho moído temperado com cebola frita na manteiga e manjericão).
A lista de quitutes não para por aí: antichuchos (espetinho andino), sopaipillas (pão de abóbora), ceviche, pebre (vinagrete chileno), doces tradicionais e uma cerveja exclusivamente produzida para o festival estão entre as surpresas. A bebida será criada pela Cervejaria Vinil – uma New England IPA com adição de merken.
O idealizador da Festa Chilena, Lino Ramos destaca a importancia de aprofundar os laços culturais entre Minas Gerais e Chile. “Para nós é sempre uma alegria enorme homenagear e enaltecer a cultura chilena, principalmente fazendo essa ponte com Minas Gerais, onde a gastronomia é tão proeminente e rica”.
“O resultado é sempre uma explosão de sabor, diversidade e riqueza, numa festa para toda a família e com muitas atrações imperdíveis”, disse o idealizador, que também é chef de cozinha.
Demonstração dos convidados
Durante o evento, o chef Javier Avilés vai demonstrar um pouco de suas criações. “Minha culinária fala principalmente da nossa herança e tradições, resgatando e destacando os produtos colhidos e os sabores dos nossos ancestrais. E é isso que quero mostrar em BH”, declarou.
A renomada sommelier, historiadora de arte e fundadora da Associação de Mulheres de Vinho do Chile, Nádia Parro vai assinar a curadoria de vinhos da festa. Ela tem a missão de apresentar ao público mineiro a intensa cultura vinícola do Chile.
“Estou criando uma seleção interessante de pequenos produtores de qualidade, com variedades tradicionais, não clássicas, por meio das quais posso contar um pouco sobre o Chile e sua história vinícola”, deu spoiler. A sommelier também vai ministrar uma palestra sobre seu projeto de mapeamento de vinicultoras no Chile.
Carlos Reyes vem para completar a carava chilena. “Acho muito importante que a cultura gastronômica chilena esteja presente em um lugar tão importante como Minas Gerais”, afirmou. “Além do vinho, praticamente nada se sabe sobre nossa herança culinária, e é muito importante contextualizar o vinho chileno por meio da comida”.
7ª edição da Festa Chilena
Data: 9 de agosto
Horário: 10h
Local: Museu Histórico Abílio Barreto | Avenida Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim (área externa)
Entrada gratuita