Se tem um momento em que muita gente perde o controle da alimentação, é à noite. A narrativa é: como bem ao longo do dia, sigo direitinho um plano alimentar saudável, mas quando chega o fim da tarde bate aquela vontade incontrolável de comer. Isso acontece porque, além do cansaço físico e mental, há fatores fisiológicos envolvidos.
Hormônios neurotransmissores alterados podem aumentar a busca por conforto na comida com alimentos mais calóricos e mais palatáveis. O segredo para gerenciar melhor a alimentação e manter o controle no final do dia não é apenas ter força de vontade, envolve estratégia.
Primeira coisa: restrições excessivas durante o dia podem causar compulsão à noite. Coma de forma equilibrada, incluindo proteína e fibras nas refeições do dia.
Outra coisa: se à noite você não resiste ao chocolate ou biscoitos, não tenha em casa, simples assim. Crie o hábito de jantar; uma refeição com proteínas magras, legumes, verduras e carboidratos complexos vai te dar mais saciedade que coisas de padaria.
