O charmoso bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte, será palco do 1º Festival Santa Comidaria 2022. Entre os dias 19 e 28 de agosto, bares e restaurantes tradicionais da capital mineira vão oferecer uma gastronomia criativa, saborosa e visualmente atrativa, com inúmeras opções de combinações.
O tema central do evento, que tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), é ‘Um toque de doçura’ e os participantes terão o desafio de acrescentar um ingrediente doce para dar um toque especial ao prato.
Dentre os nomes confirmados estão Alpendre 70 – Alpendre Por Cozinha Mari, Bar Do Museu Clube Da Esquina, Bolota’s Bar, Iracema Bistrô, Mármore 450, Temático E The Brother’s.
“A cidade vem retomando a vida social, os calendários de eventos e, consequentemente, impactando a economia e os setores de comércio e serviços. O festival promete reacender a efervescência cultural e gastronômica de Santa Tereza e seu entorno. Certamente haverá um impacto positivo não só para os restaurantes e bares participantes, mas para todo o comércio da região”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Passeio cultural
Além da gastronomia, o público poderá fazer um delicioso passeio turístico a bordo de uma jardineira histórica, com o acompanhamento de um guia. O passeio, que terá quatro saídas no dia do encerramento do festival, 28 de agosto (domingo), partirá da Praça Joaquim Ferreira da Luz, mais conhecida como ‘Pracinha da Biroska’. O objetivo é conhecer a história de cada bar ou restaurante que, na maioria, são construções antigas.
Atrações musicais
Ainda no domingo, 28, dia do encerramento, na Praça Joaquim Ferreira da Luz, os grupos Chorosas e Forró Cabra Cega vão animar a festa. O grupo Chorosas, nascido da paixão de mulheres instrumentistas pelo choro, mistura toques da música moderna com a essência desse patrimônio brasileiro, resultando em um som alegre e audacioso. No repertório, elas trazem grandes nomes do choro, como: Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e muitos outros, além de composições autorais.
Já o Forró Cabra Cega teve início em 1983, quando um grupo de deficientes visuais talentosos decidiram formar um grupo musical. A banda vai mostrar toda sua irreverência e alegria, contagiando a quem quiser embarcar neste “trem bão dimais” de alegria, forró e muito balanço.
Veja a lista dos restaurantes e bares participantes e os pratos que serão apresentados:
- Alpendre 70 – Alpendre por Cozinha Mari (Rua Mármore, 70)
- Massa artesanal recheada com repicado de linguiça do interior, jiló e requeijão de barra, regado em molho rosê e maçaricado com queijo meia cura. Acompanha chips de batata doce assado.
- Bar do Museu Clube da Esquina (Rua Paraisópolis, 738)
- Porção de linguiça artesanal com mandioca frita, acompanhada do Molho do Capitão (jabuticaba com pimenta) e pimenta biquinho.
- Bolota´s Bar (Rua Mármore, 397)
- Carne de lata com cebola caramelizada no vinho e farofa de banana.
- Iracema Bistrô (Rua Almandina, 56)
- Bolinho de leitoa caipira defumada com caramelo de limão-capeta.
- Mármore 450 (Rua Mármore, 450)
- Bolinho de linguiça toscana recheada com cubos de queijo coalho, acompanhado de molho de goiabada picante.
- Temático (Rua Pirite, 187)
- Bolinhos de carne de sol, recheado com damasco e queijo e um pão pra “moía”
- The Brother´s (Rua Bom Despacho, 373)