Durante um encontro com o deputadao Eric Swalwell, o ator de “Grey’s Anatomy”, Eric Dane, deu nova declaração sobre a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença que vem enfrentando desde o ano passado. Na reunião, que ocorreu na última sexta–feira (26/9), em Washington (EUA), o artista afirmou que vai lutar “até o último suspiro”.
Dane disse que seu maior objetivo é estar presente na vida das duas filhas, acompanhando desde a formatura até momentos futuros como casamentos e possíveis netos. “Quero estar lá para tudo isso. Então, vou lutar até o fim, até meu último suspiro”, declarou.
@swalwelleric It was an honor to meet with @iamalsorg and my friend @realericdane to discuss the urgent need for progress in the fight against ALS. From investing in innovative treatments to ensuring access to quality care, we must do more to support patients, families, and researchers.
♬ original sound – swalwell
Ele também chamou atenção para a dificuldade no diagnóstico da doença. “A ELA é a última coisa que alguém quer diagnosticar. Muitos pacientes não recebem resposta a tempo de participar de testes clínicos ou buscar terapias em estágio inicial”, explicou.
Mobilização e campanhas
Desde que tornou pública a condição, Eric Dane tem se engajado em campanhas de conscientização. Ele participou da iniciativa “Push for Progress”, organizada pela I Am ALS (Eu Sou ELA), que busca pressionar pela renovação da lei ACT for ALS, voltada a garantir investimentos em pesquisas e ampliar o acesso a tratamentos experimentais.
No encontro em Washington, o ator já demonstrava dificuldades de fala, um dos sintomas da progressão da ELA, mas reforçou seu compromisso em transformar a luta pessoal em ação coletiva.
Diagnóstico e evolução da doença
Eric Dane revelou o diagnóstico em abril deste ano. Os primeiros sinais apareceram com fraqueza no braço direito, que evoluiu para a perda total de mobilidade do membro. Atualmente, apenas o braço esquerdo do ator continua funcional, embora já apresente sinais de enfraquecimento.
O artista relembrou ainda um episódio no mar, quando precisou da ajuda de uma das filhas para voltar ao barco por não conseguir nadar. “Foi um sinal claro de que algo muito sério estava acontecendo”, contou.
ELA
A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta os neurônios motores, comprometendo gradualmente fala, movimento e respiração. Embora incurável, avanços científicos têm permitido ampliar a qualidade de vida e prolongar a sobrevida de alguns pacientes. A expectativa média após o diagnóstico varia entre 3 e 5 anos, mas há exceções.