Segundo o filósofo estoico Epicteto, na obra “A arte de viver” – que eu já faço aqui um parênteses para dizer que vale muito a leitura, é extremamente atual aquilo que ele fala -, a filosofia tem três dimensões.
A primeira dimensão é a teoria que nos ajuda a entender o mundo, a vida e a complexidade do universo. Embora pareça abstrata, sua ausência nos empurra para superficialidade. A teoria é muito importante para que a gente possa entender tudo isso aqui que está acontecendo.
A segunda dimensão é a ética e a moral, que nos orientam sobre como viver melhor e conviver de forma mais justa, respeitosa e digna. E a terceira dimensão da filosofia é o que Epicteto chama de sabedoria ou salvação. O momento em que encontramos respostas para as nossas grandes questões e assim conseguimos viver com menos angústia.
Mas, ele mesmo lembra: “Cada resposta que encontramos abre novas perguntas, ou seja, a busca nunca termina. Quando temos a solução para um problema, temos também outros caminhos que nos apontam para novas buscas”. E talvez seja justamente isso que nos mantém vivos, atentos e humanos. O desejo de entender, melhorar e seguir caminhando.