Se você fez exame de sangue e constatou que o seu colesterol ruim, o LDL, está alto, atenção, porque segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o colesterol LDL elevado é um dos principais fatores para o desenvolvimento de aterosclerose, podendo levar a doenças cardiovasculares que, infelizmente, ainda são a maior causa de morte no mundo. Mas como isso acontece?
O excesso de colesterol LDL no sangue pode se depositar nas paredes das artérias, formando placas que endurecem e estreitam os vasos. Isso dificulta a passagem do sangue e pode levar a infartos e acidente vascular cerebral, o AVC.
A recomendação clássica ainda é o caminho mais seguro para prevenção, que consiste em reduzir excesso de gordura saturada da dieta, reduzir as carnes vermelhas, os embutidos, optar por leites e derivados desnatados e magros e evitar o excesso de ovos, principalmente a gema, que é rica em colesterol. As gorduras trans, aquelas presentes nos ultraprocessados, também aumentam colesterol ruim e é melhor evitar.