Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Diamond Dogs: Álbum de David Bowie completa 50 anos, confira guia faixa a faixa

28/05/2024

Redação: Kellen Lanna

Imagem: Terry O’Neill

O álbum Diamond Dogs, de David Bowie completou na última sexta-feira (24), cinquenta anos de lançamento. O trabalho de 11 faixas ficou marcado como o primeiro trabalho de estúdio de Bowie depois do fim de sua banda – The Spiders from Mars. Diamond Dogs foi gravado entre janeiro e fevereiro de 1974, em Londres, nos estúdios Trident e Olympic e Ludolph em Nederhorst den Berg, Holanda. Bowie produziu a empreitada e Tony Visconti a mixou junto com o engenheiro Keith Harwood. Além de suas composições de Diamond Dogs e vocais principais/de fundo, Bowie tocou guitarra solo, saxofone, Mellotron e sintetizador Moog. A formação de músicos incluía o tecladista Mike Garson, o baixista Herbie Flowers, os bateristas Tony Newman e Aynsley Dunbar e o guitarrista Alan Parker nas faixas “1984” e “Rebel Rebel”, que rapidamente conquistou o público, alcançando a 5ª posição nas paradas do Reino Unido.

Para celebrar o 50º aniversário de Diamond Dogs, os administradores do perfil do Instagram de Bowie, sugeriram aos fãs, um guia faixa a faixa do álbum. Você pode conferir, clicando aqui!

Desde o seu lançamento, faixas de Diamond Dogs foram regravadas por artistas como Beck, Tina Turner, Duran Duran, Def Leppard, Joan As Police Woman, Dead Or Alive e The Struts. De acordo com estudiosos do mundo da música, o álbum proporcionou um momento crucial na carreira do artista, pois ele explorou novas direções musicais e consolidou sua presença na cena glam rock, incorporando em sua performance, sua mistura única de sexualidade, androginia, ficção científica e espetáculos visuais deslumbrantes.

“É uma das mudanças de imagem/som mais drásticas da era moderna, e foi apenas o início das transformações que Bowie faria nos próximos anos”, resumiu Aswad, que atualmente é editor musical da Variety. As músicas do álbum Diamond Dogs criaram um cenário apocalíptico urbano com Bowie aparecendo na capa como um controverso híbrido meio homem, meio cachorro pintado pelo artista belga Guy Peellaert (Rock Dreams) a partir de fotos do fotógrafo de renome mundial Terry O’Neill.

 

Ouça Diamond Dogs: