15/05/2024
Redação: CDL BH
Imagem: Arte/ Divulgação
Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. Em Belo Horizonte serão comercializados milhares de produtos sem a incidência dos tributos
No dia 6 de junho mais uma edição do Dia Livre de Impostos (DLI) acontece em todo o país. Em Belo Horizonte, a ação, que já está em 18ª edição, irá promover durante todo o dia atos de conscientização e vendas de milhares de itens sem a incidência de impostos. Em alguns produtos, o preço será comercializado por um valor até 70% menor que o praticado diariamente.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, destaca o peso dos impostos na vida dos brasileiros. “O brasileiro trabalha cerca de 150 dias, ou seja, cinco meses por ano, só para pagar impostos. E temos um péssimo retorno em serviços para a população. Além disso, os impostos corroem o poder de compra dos brasileiros. Se eles não fossem tão abusivos, as famílias teriam um consumo maior e melhor”, disse.
Necessidade de um sistema mais justo e equilibrado
Este ano, além da conscientização da alta carga tributária, o DLI também vai mobilizar a sociedade no contexto das recentes mudanças tributárias. “A Reforma Tributária trouxe consigo a possível simplificação do sistema, um passo fundamental para desburocratizar e dinamizar a atividade econômica. Mas apesar desses avanços, é real o risco de, ao final da transição, restar novo aumento da carga tributária sobre a atividade dos empreendedores e dos produtos e serviços consumidos pelos brasileiros”, explica Souza e Silva.
Para o presidente da CDL Jovem Belo Horizonte, Marcelo Fonseca e Silva, neste contexto, o Dia Livre de Impostos de 2024 deixará ainda mais claro o impacto direto que os impostos têm sobre os preços ao consumidor e a necessidade de continuarmos buscando um sistema tributário mais justo e equilibrado, que agora passa necessariamente pela Reforma Administrativa. “Esta nova reforma surge como um elemento chave que possibilitará a redução do peso do Estado e a otimização dos gastos públicos. Afinal, esses são fatores essenciais para viabilizar uma diminuição sustentável da carga tributária”, disse.
De gasolina a medicamentos
Assim como nos anos anteriores, milhares de produtos serão comercializados sem o valor dos tributos. Grandes redes de lojas da capital já confirmaram participação no DLI. Entre alguns produtos que serão vendidos sem impostos no dia 6 de junho estão: gasolina, medicamentos, calçados, roupas, óculos, material de construção e produtos alimentícios.
Mais de R$ 1 trilhão em impostos
O Brasil atingiu no dia 5 de abril, a marca de R$ 1 trilhão pagos em impostos aos governos federal, estadual e municipal somente no ano de 2024. Neste montante estão contabilizados impostos, taxas e contribuições como multas, juros e correção monetária.
Segundo dados do Impostômetro, do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a marca foi atingida vinte e um dias antes, o que significa que houve um crescimento expressivo na arrecadação, de 21,7%
O Dia Livre de Impostos – DLI
A ação foi criada pela CDL Jovem BH e CDL/BH em 2007 para conscientizar a população sobre a alta carga tributária do país; a péssima destinação dos impostos pagos e o peso dos tributos sobre a renda da população. Hoje o Dia Livre de Impostos é realizado em diversas cidades brasileiras.
Participação Lojistas interessados em participar do DLI podem se inscrever no site: https://conteudo.cdlbh.com.br/lp-dia-livre-de-impostos.