Consumidores de Belo Horizonte vão às compras de última hora para o Dia das Mães deste ano, comemorado no domingo (10/5). Segundo uma pesquisa da CDL/BH, mais de 70% das pessoas que irão presentear na data estão se planejando para ir às lojas nesta semana.
De acordo com os consumidores, o motivo para o atraso são a falta de tempo por conta das rotinas atarefadas e o hábito de comprar às vésperas, comportamento característico do brasileiro.
“Como muitos consumidores esperam o pagamento do salário ou de outras fontes de renda para adquirir o presente, é comum que eles deixem para realizar as compras após ter esse dinheiro”, disse o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Lojas físicas movimentadas
A expectativa é de que seis em cada 10 consumidores (64%) adquiram presentes para a data, e que as lojas físicas fiquem bastante movimentadas nas duas primeiras semanas de maio, uma vez que 85,2% dos entrevistados afirmaram que irão comprar presencialmente.
Os pontos de venda mais citados são lojas de bairro (34,4%), lojas do Hipercentro (17,2%), shoppings (30,3%), pequenos comércios autônomos (4,9%), lojas de serviços essenciais (2,5%) e feiras livres (0,8%). Ao todo, 18,9% dos entrevistados farão compras pela internet, e os outros 9% não souberam ou não responderam.
Em relação à escolha dos presentes, há uma preferência por alguns objetos, segundo revelou a pesquisa. “Os itens mais citados pelos consumidores para presentear no Dia das Mães são roupas, cosméticos, calçados, flores e eletrônicos”, listou o presidente da CDL/BH.
“Os consumidores devem investir cerca de R$ 350 na compra de até dois produtos. Em comparação ao último ano, o valor médio por presente permaneceu estável. Em contrapartida, houve um aumento no número de presentes, o que sugere maior disposição do consumidor para compra este ano”, analisou Silva.
Preferência por pagamento à vista
Outro comportamento avaliado pelo estudo é que os consumidores pretendem realizar o pagamento à vista, como forma de evitar o endividamento. Veja quais serão os formatos mais utilizados:
- Dinheiro (24,2%);
- Cartão de débito (22,7%);
- Pix (18,8%);
- À vista no crédito (7,8%);
Dos entrevistados, 22,7% vão optar pelo parcelamento no crédito, com uma média de quatro parcelas, e 1,6% parcelarão as compras no Pix.
Os tradicionais almoços de Dia das Mães não ficaram de fora da pesquisa. Do total, 44% dos consumidores farão a comemoração em casa, e 3,5% vão optar por refeições em restaurantes. Já viagens e café da manhã serão oferecidos por 2,5%.
Entre os que pretendem realizar algo especial na data (57%), 78% estimam um gasto médio de R$ 285,26. Entre os entrevistados, 52,6% afirmaram que irão dividir as despesas das comemorações.
“Considerada a melhor data em vendas para o varejo após o Natal, esperamos que o Dia das Mães injete cerca de R$ 2,2 bilhões na economia, um aumento de quase 2% em relação ao ano passado”, projetou Marcelo.
Vale ressaltar que o levantamento da CDL/BH foi feito com 200 consumidores de BH, entre os dias 15 e 18 de abril. O intervalo de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 6,9%.
Com CDL/BH