Na última série de entrevistas especiais na Casacor Minas 2024, o tema foi uma das grandes apostas deste ano no evento: a sustentabilidade. Antônio Paulo Pereira, gerente de Desenvolvimento de Produtos para Construção Civil da ArcelorMittal Aços Longos, detalhou no programa “De Carona” as principais inovações na construção civil.
Além do Aço 50 S XCarb, feito com 100% de sucata metálica e energia renovável e utilizado em todos os 62 ambientes da Casacor e no Espaço 356, outro conceito amplamente explorado e estudado pela empresa é a desmaterialização na construção civil.
Na prática, significa buscar alternativas de projeto e engenharia que utilizem menos material e, consequentemente, gerem menos custos e menor impacto ambiental. A ideia é alcançar isso sem perder eficiência e performance no resultado final da obra.
“Quando falamos em soluções de engenharia pensando em materiais, o que vem hoje no nosso planejamento e desenvolvimento são sistemas construtivos mais eficazes. Um exemplo que está muito presente é a desmaterialização com o aço CA 70, um aço de alta resistência. Comparado com o aço padrão, o CA 70 é 40% mais resistente”, explicou Antônio Paulo.
“Além de ajudar em aspectos da própria execução, eliminando alguns problemas no canteiro de obra, a gente consegue reduzir a quantidade de aço, garantindo um mesmo desempenho e segurança de materiais padrões até então utilizados”, completou.
Descarbonização na construção civil
Ainda na busca constante de descarbonizar a construção civil e reduzir ao máximo os níveis de CO2, o especialista destacou outro produto da ArcelorMittal que é pioneiro no mercado: o vergalhão CA 70 S / AR (anteriormente chamado de CA 50S / AR). Ele foi lançado em 2021, em parceria com a Cátedra Construindo o Amanhã (convênio entre a ArcelorMittal e a USP) e o Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS/USP).
“Completando 5 anos da parceria, o vergalhão ArcelorMittal CA 70S / AR permite reduzir a quantidade de armaduras, as barras de aço que compõem uma estrutura de concreto armado, e aumentar assim a produtividade na construção civil. A melhor taxa de utilização do aço e a potencial redução de concreto propiciam a diminuição das emissões de gases de efeito estufa”, completou Antônio Paulo.
Outras inovações
Outra novidade da ArcelorMittal é a calculadora XCarb®, um simulador que permite aos clientes calcularem as emissões de CO2 que o aço gera em suas obras. Ela pode ser acessada, aqui.
A calculadora é uma ferramenta simples, na linguagem do cliente, que permite cálculo das emissões em obra – utilizando aço padrão ou XCarb – e conta também com a possibilidade de comparação entre os produtos.
Outra frente importante é a metodologia Steligence®, que analisa projetos básicos, compara possibilidades construtivas e propõe soluções mais competentes, indicando ganhos financeiros, ambientais e sociais.
O Steligence® consegue fazer inúmeras simulações para gerar dados capazes de indicar, por exemplo, quanto um sistema de construção pode ser mais produtivo que outro, reduzindo assim o custo global, a emissão de CO2 e o consumo de água atual e futuro.