Se você está se sentindo cansado, desanimado, sem energia, a primeira coisa a fazer é dar uma olhada em alguns exames específicos de sangue. Certas deficiências nutricionais podem causar esses sintomas. No hemograma, cheque a hemoglobina. Se estiver baixa, pode ser indicativo de anemia, que vai causar cansaço e falta de energia. A vitamina D deve estar entre 40 e 50.
A vitamina B12 participa diretamente das reações de produção de energia e abaixo de 500 já pode afetar a nossa disposição. A ferritina e o ferro também são marcadores importantes na queixa de falta de energia. Em relação à alimentação para prevenção de deficiência dessas vitaminas e minerais, o que eu recomendo é não deixar de comer carne vermelha pelo menos duas vezes na semana, pois é a mais importante fonte de ferro.
Incluir os peixes também que são fontes de vitamina D. A B12 você encontra principalmente em alimentos de origem animal, na gema do ovo, no frango e derivados de leite. E cuidado com excesso de café. O café deveria ser consumido apenas no café da manhã.