Nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de outubro, crianças e adolescentes residentes de casas de acolhimentos e ONGs de Belo Horizonte e Região Metropolitana vão receber atendimento oftalmológico gratuito por meio do programa “Ver é Bom Demais”, da Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Os atendimentos serão realizados das 9 às 17 horas, na sede da Fundação CDL-BH, na Avenida Amazonas, 311 – Centro – Belo Horizonte.
A primeira fase do programa “Ver é Bom Demais” consiste na aplicação de testes de acuidade visual, com o objetivo de fazer uma triagem para encaminhamento à consulta oftalmológica de quem apresentar sintomas de baixa visão durante o exame. Em seguida, caso seja diagnosticada a necessidade de correção óptica, a Fundação CDL-BH, por meio dos patrocinadores da ação, fornece gratuitamente óculos aos pacientes.
Conscientização
A dificuldade em enxergar interfere diretamente no processo de socialização e alfabetização da criança, resultando em dificuldades no momento da aprendizagem e rendimento escolar. Entretanto, nem sempre a baixa visão é identificada pelos familiares, professores e cuidadores com a devida emergência, o que gera uma série de estigmas sobre crianças na fase da alfabetização, como: desinteressadas, bagunceiras, entre outros.
A partir desse cenário, além de fornecer assistência oftalmologista básica, a Fundação CDL-BH também vai promover ações de conscientização dos líderes das casas de acolhimento e ONGs participantes do programa “Ver é Bom Demais”, sobre a importância da identificação da baixa visão na fase da alfabetização.
Ver é Bom Demais – Criado em 2002, o programa oferece assistência oftalmológica gratuita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Até agora o Programa já realizou 5.200 testes de acuidade visual, 2.500 exames oftalmológicos e 1.500 óculos foram entregues. A ação é patrocinada pelo NOE Oftalmo e Óticas Centro Visão, além de contar com o apoio da CDL Jovem e CDL/BH.