Por João Henrique do Vale
As apresentações da Campanha de Popularização do Teatro e Dança está suspensa em Belo Horizonte. O Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (SINPARC) entrou com um pedido de liminar na Justiça pedindo o aceite do novo decreto da Prefeitura que exige a apresentação da comprovação das duas doses da vacina da Covid-19. Os eventos são viabilizados com recursos da Lei Rouanet. E há uma decisão do Governo Federal que impede os artistas de cobrarem o “passaporte vacinal”.
Desde terça-feira, a apresentação de comprovante de vacinação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, inclusive de funcionários em apresentações com até 500 pessoas, passou a ser obrigatória. Os artistas entendem que podem ser prejudicados, pois há uma decisão do Governo Federal que os impedem de solicitar esse passaporte. Eles podem perder o incentivo e estão sujeitos a multa.
Diante desta dúvida, o Sinparc resolveu acionar a Justiça e suspender as apresentações até que uma decisão seja tomada.
Nessa quarta-feira, as apresentações já foram canceladas. O Sinparc ressalta que quem tiver adquirido ingressos nos postos fixos deverão procurar o mesmo local pra trocar ou pedir reembolso.
As compras realizadas pelo aplicativo ou site deverão ser encaminhadas para o e-mail [email protected] solicitando o procedimento.