Uma pesquisa feita pela empresa Minds and Hearts entre a população brasileira revela que 88% dos jovens da geração Z (que nasceram entre 95 e 2010), 81% da geração Y (nascidos entre 1980 e 1996) e 85% da geração X (nascidos entre 1970 e 1980) consideram reduzir ou até abandonar de vez o consumo de álcool.
Dados como este tem norteado o mercado de bebidas em todo o mundo. Não é só no Brasil que essa tendência pela abstenção do álcool ganha força. Por isso, temos visto cada vez mais opções de bebidas não alcoólicas sendo criadas. Uma delas me chamou a atenção pelas composições inusitadas.
Trata-se da Kiro, que não é chá, não é kombucha, não é cold brew, não é refrigerante, é uma bebida classificada como switchel, conhecida como o isotônico da natureza. Composto por vinagre de maçã, gengibre e algum tipo de adoçante (desde que seja natural, tipo mel), suco de frutas e açúcar de coco.
A Kiro inaugura a chegada do switchel ao Brasil, já que é uma bebida original do Caribe, mas popularizada na região norte-americana da Nova Inglaterra, ainda no século XVII. Kiro é uma start-up brasileira e utiliza elementos amazônicos para garantir sua brasilidade nos sabores. Todos eles produzidos pela agricultura familiar.
Cupuaçu, cumaru e pimenta jequitía, estão entre os componentes da bebida que chega ao mercado em quatro sabores: maçã com jequitía, gengibre, maracujá com cúrcuma e cupuaçu com cumaru.