Quem chega primeiro bebe água limpa, não é assim o ditado? Então, aqui vai um aviso de amiga: já estão à venda os ingressos para a Festa da Confece, evento anual que comemora a fundação da primeira Confraria Feminina de Cerveja. 2025 é um ano muito especial, porque representa a maioridade do grupo.
A Confece está completando 18 anos. Coisa rara ver um grupo ou associação se manter junto por tantos anos. Para mim, a Confece é mais do que especial porque foi a partir da sua formação que eu entrei para esse universo da cerveja. Ou seja, também completo 18 anos no segmento em 2025. Sim, eu estava lá na primeira reunião da Confece, sendo, portanto, uma das suas fundadoras, quando o grupo nem nome tinha.
Tudo começou como uma oportunidade social de encontro sem pretensões profissionais. Éramos apenas seis mulheres que queriam conhecer mais sobre cerveja. À convite do empresário Rodrigo Ferraz, proprietário do saudoso restaurante Haus München, passamos a nos encontrar naquele espaço na primeira quarta-feira de cada mês.
O mestre do Haus, Fernando, já falecido, era o encarregado de nos apresentar três rótulos de cervejas especiais. A maioria delas importada, porque não havia, em 2007, mais do que quatro ou cinco cervejarias artesanais em Minas Gerais. E assim, fomos aprendendo e conhecendo quem fazia cerveja em casa naquela época.
O padrinho maior da Confece, Marco Falcone, a quem perdemos infelizmente no ano passado, nos abraçou de tal forma que a Confraria passou a ser referência para outras mulheres do Brasil. Eu só fiquei um ano no grupo, outras mulheres chegaram depois e seguem juntas até hoje. Da fundação original permanecem Ingrid Paulsen e Luisane Vieira.
Eu contei toda essa história para convidar a quem me ouve a participar da festa de 18 anos no dia 26 de abril lá no Restaurante Paladino. Os convites podem ser comprados diretamente com cada uma das confrades. Então, corre lá no perfil da Confece no Instagram e faça o seu contato para saber como adquirir o seu.