Uma das perdas mais significativas ao longo da vida ocorre no sistema muscular, a famosa sarcopenia. Ela provoca um declínio na força geral, reduzindo a autonomia para realizar tarefas simples, como se sentar e levantar do sofá, subir escadas ou ir ao banheiro sozinho.
Essa perda de autonomia pode levar à depressão na terceira idade. A estratégia para minimizar esse impacto é a prática de atividade física. Idosos que se mantêm ativos ao longo da vida apresentam maior autonomia e independência. Outra vulnerabilidade do idoso é a saúde óssea. Ossos frágeis aumentam o risco de fraturas. Uma estratégia para minimizar esse risco, além do consumo de alimentos ricos em cálcio, é a exposição ao sol.
Os raios solares estimulam a produção de vitamina D, que aumenta a absorção de cálcio. Outro ponto crítico na saúde do idoso é a desidratação. A percepção de sede diminui com a idade. Você sabia que a desidratação no idoso pode se manifestar como confusão mental repentina? Se perceber que o idoso está falando coisas desconexas, isso pode ser sinal de desidratação.
