Final de ano é tempo de confraternizar e isso é maravilhoso, mas vale olhar para um dado importante: estudos mostram que boa parte do ganho de peso ao longo da vida acontece em pequenos ciclos de excessos.
Vou explicar: Vamos supor que durante festas do final de ano você ganha de dois a três kg. Volta para a dieta e perde dois, ficando com um saldo de 1 kg. Repetindo esse ciclo ano após ano, quando nos assustamos, ganhamos 5 kg.
Um dos principais preditores de saúde é manter o peso estável ao longo da vida e isso exige aprender a lidar melhor com comida e bebida em situações específicas como férias, Natal, Ano Novo, porque elas vão se repetir. Pessoas que passam pelo processo de perda de peso e conseguem manter o resultado têm um traço comum: o autocontrole em situações de festas.
Não por restrição extrema, não é isso, mas por consciência e saber fazer boas escolhas. Aproveite cada encontro, brinde, dê boas risadas, aproveite as boas companhias, mas lembre-se de que festa boa é aquela da qual você sai leve no corpo e na alma.
