16/05/2024
Redação: CDL BH
Imagem: Fernando Frazão
Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve o melhor desempenho dos dois últimos anos
O setor de comércio e serviços da capital mineira encerrou o primeiro bimestre do ano com crescimento de 1,09%. No mesmo período de 2023, o índice registrou 0,73%. De acordo com o levantamento “Termômetro de Vendas”, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o bom desempenho dos meses de janeiro e fevereiro pode ser atribuído ao ambiente festivo do Carnaval, aumento do turismo na cidade e contínua geração de empregos. Também foi reflexo da retomada econômica, do aumento da renda das famílias e da confiança em alta do consumidor.
“Os grandes eventos que movimentaram a cidade entre dezembro e fevereiro, como Natal, Virada da Liberdade e o Carnaval, foram fundamentais para o crescimento do setor. Além disso, a economia como um todo está se beneficiando da queda da inflação, do aumento da renda disponível e da criação de empregos na cidade”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
O crescimento dos segmentos do setor, no primeiro bimestre, foram os seguintes:
- Supermercados: 5,12%
- Drogarias e Cosméticos: 5,05%
- Papelarias e Livrarias: 2,65%
- Informática: 2,56%
- Artigos Diversos (óculos, brinquedos, artigos esportivos, bijuterias, joias e instrumentos musicais): 2,1%
- Eletrodomésticos e Móveis: 1,98%
- Material Elétrico e de Construção: 1,98%
- Vestuário e Calçados: 1,97%
- Veículos e Peças: 0,88%
O melhor fevereiro dos últimos dois anos
Na análise mensal, que compara fevereiro a janeiro, o “Termômetro de Vendas” revela que o setor varejista da capital mineira avançou 0,98%. Esse índice é o melhor para o período nos dois últimos anos, sendo que na análise (Fev.23/Jan.23) houve retração de 0,43% e em (Fev.22/Jan.22), o crescimento foi de 0,13%.
No período, todos os segmentos, exceto Veículos e Peças (-0,65%), apresentaram resultados positivos. Sendo eles: Drogarias e Cosméticos (6,88%), Supermercados (5,25%), Artigos Diversos (3,78%), Papelarias e Livrarias (3,56%), Vestuário e Calçados (2,33%), Eletrodomésticos e Móveis (1,21%), Informática (1,1%) e Material Elétrico e de Construção (0,94%).
Drogarias e Supermercados se destacam
A comparação anual (Fev.24/Fev.23) também apresenta um resultado positivo, com o comércio varejista crescendo 0,83%. Já no recorte dos últimos 12 meses (Fev.24/Mar.23), o avanço foi de 1,37%.
Os destaques dos últimos 12 meses, foram os segmentos de Supermercados (6,33%) e Drogarias e Cosméticos (6,11%). Na sequência estão Papelaria e Livrarias (3,27%) e Informática (3,04%).
“Esses índices são resultados do mercado de trabalho aquecido, da inflação mais baixa e do ciclo de queda nas taxas de juros que estimularam o consumo das famílias. Nossa expectativa é que a atividade mantenha sua performance positiva, com estabilidade e crescimento ao longo do ano”, finaliza Marcelo de Souza e Silva.