Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Com indicadores de Covid-19 em baixa, comércio de BH avança mais uma etapa na flexibilização

Novos protocolos para o setor de comércio e serviço começam a ser válidos nesta quarta-feira (6), em Belo Horizonte. As portarias publicadas autorizam lojas de rua, shoppings e galerias, academias, clubes e salões de beleza, entre outras atividades, aumentar a capacidade de público.

De acordo com a prefeitura, as mudanças são possíveis por causa da estabilidade nos indicadores epidemiológicos e assistenciais da pandemia de Covid-19. No último boletim divulgado, a taxa de transmissão da Covid-19 está em 1,03. Isso significa que cada 100 pessoas transmitem a doença para outras 103. A ocupação de leitos UTI Covid está em 42,4% e de enfermaria Covid, em 33,3%.

 

Confira as novas regras gerais:

• Padronização e aumento de capacidade de pessoas nos estabelecimentos, unificando a limitação a uma pessoa a cada 4 m². Atualmente é permitido no interior das lojas de comércio varejista, no máximo uma pessoa a cada 7 m² de área total.
• Redução do distanciamento mínimo entre pessoas para 1 m², em vez dos atuais 2 m², mantido o uso de máscara.
• Retirada da obrigatoriedade do uso de face shield em diversas situações, mantendo apenas para situações com maior risco de contaminação. Para os demais casos, fica mantido apenas o uso de máscara.

Os novos protocolos estabelecidos para cada tipo de comércio podem ser conferidos no site da Prefeitura de Belo Horizonte.

Prefeitura autoriza volta de 100% dos estudantes às escolas

A PBH publicou nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Município, novos protocolos de funcionamento das instituições de ensino. A partir do dia 18 de outubro, as escolas não precisarão mais obedecer o distanciamento de 1 metro entre os alunos da mesma sala, e com isso, poderão receber 100% das turmas presencialmente.

Com as alterações, as turmas não serão mais divididas em “bolhas”. Além disso, a partir do dia 18, será autorizado o atendimento em todos os dias da semana nas escolas municipais, sem a necessidade de escalonamento, A permissão do uso de ar condicionado e a liberação dos parquinhos para todas as idades estão entre os novos protocolos permitidos pela prefeitura.