A banda britânica Coldplay integra agora um seleto grupo no qual fazem parte bandas como Queen, Beatles, U2 e Rolling Stones. O novo disco do grupo intitulado “Moon Music” entrou nos últimos dias para o topo das paradas do Reino Unido.
Com o feito histórico, a banda Coldplay é apenas o sexto grupo a acumular pelo menos 10 álbuns número 1 no Reino Unido, se igualando a Queen e Abba.
Em primeiro lugar está a lenda chamada Beatles, com 15 álbuns no topo das paradas britânicas, seguido pelos Rolling Stones, com 14, e U2, com 11 discos. Os Rolling Stones estão na cola dos Beatles e chegaram a 14 discos ano passado, com o lançamento do álbum “Hackney Diamonds”.
Todos os 10 álbuns de estúdio tradicionais do Coldplay alcançaram o primeiro lugar na contagem de álbuns do Reino Unido. Eles dominaram a lista com todos os seguintes lançamentos:
- “Parachutes” (2000)
- “A Rush of Blood to the Head” (2002)
- ” X & Y” (2005)
- “Viva la Vida or Death and All His Friends” (2008)
- “Mylo Xyloto” (2011)
- “Ghost Stories” (2014)
- “A Head Full of Dreams” (2015)
- “Everyday Life” (2019)
- “Music of the Spheres” (2021)
- “Moon Music” (2024)
Novo disco do Coldplay
O novo disco da banda “Moon Music” chegou as plataformas digitais no início de outubro (04). São 10 faixas inéditas incluindo a famosa “feelslikeimfallinginlove”, single liberado pela banda em junho deste ano.
Segundo o vocalista Chris Martin, “Moon Music” é o segundo volume de “Music of the Spheres”, disco lançado em 2021. Uma das grandes sacadas do trabalho é o caráter sustentável dos discos físicos. Cada vinil foi produzido a partir de nove garrafas pet recicladas. Já o CD do disco tem 90% de sua composição feita de policarbonato também reciclado. O CD está disponível no formato inédito chamado EcoCD.
Será que a aposentadoria na criação de novas músicas está se aproximando? Pelo menos foi o que disse o vocalista Chris Martin em entrevista recente a Zane Lowe, da Apple Music. “Nós vamos fazer apenas 12 álbuns e isso é real. Eu prometo! Porque menos é mais e, para alguns dos nossos críticos, ainda menos seria ainda mais. É muito importante que tenhamos esse limite.”
Ouça “Moon Music”: