Bora falar sobre coisas que mexem com a gente. Você já sentiu a chamada síndrome do fantástico, tristeza, irritabilidade e falta de motivação no domingo à noite? Então, calma que para melhor ou para pior, nessa semana seu domingo à noite vai ser diferente. Engraçado que o domingo é um dia importante para o esporte. Logo de manhã teve quem viu o nosso período dourado na Fórmula 1; Fittipaldi, Piqué e Ayrton Senna. Teve a fase futebol na areia.
História mais recente do Campeonato Brasileiro, foi voltando o jogo para mais cedo no domingo, com a introdução do jogo das 11 horas da manhã, também chamado o jogo da família. Depois, veio o jogo de domingo às 6:30 da tarde e uma vez ou outra, até domingo às 7 horas da noite, horário de missa. Mas domingo às 8:30 da noite, eu, até então, não me lembro de ver futebol brasileiro.
Então, respondendo a pergunta do início da coluna, nesse domingo, especificamente, eu acho que a parte de Belo Horizonte que gosta de futebol não terá a síndrome do fantástico, a síndrome do domingo à noite. A plataforma Prime da Amazon vai transmitir o clássico Cruzeiro e Atlético pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, direto do Mineirão às 8:30 da noite com exclusividade. Sim, às 8:30 da noite de domingo vai ter um clássico, é isso que você ouviu.
Pontos positivos do jogo domingo à noite. Quem trabalha no futebol talvez possa almoçar com a família num domingo. Jornalistas, vendedores ambulantes pessoal que trabalha ali no entorno, pode até não pegar a mesa posta, mas um pai ou uma mãe vai levar o filho na pracinha domingo e isso não tem preço. Pontos negativos do horário do jogo. Você vai ter que ocupar a sua tarde sem perder a linha para dar conta de assistir ao futebol de noite. É tipo quando cai o WhatsApp que de repente você tem tempo e não sabe o que fazer, gente curta a companhia das pessoas.
Agora sobre os sentimentos negativos no domingo à noite, eu acho que estatisticamente eles vão acometer menos gente, porque o jogo começando às 8:30 vai acabar na casa da às 10:30, e a chance de você tomar uma cerveja e dormir no sofá é maior do que você encher a cara e sair brigando com os outros rua afora. E vai ser tão tarde que o sono vai te derrubar antes da raiva, se o seu time perder. É claro. E mesmo quem ganhar, não vai conseguir sair buzinando pela cidade igual um doido. É o fim do domingo, você vai ter que dormir. É o ditado. Não há felicidade que dure para sempre, não há tristeza que não acabe.
Boa sorte para todo mundo, bom clássico e que vença o melhor, só um aviso. Se você tem vivido algum desses sentimentos negativos no domingo. E se isso tá te incomodando, procure um profissional para te ajudar, tá? Ah, antes de acabar, deixa eu mandar um abraço para o meu amigo Carlinhos, que vai narrar o jogo. É Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno. Será a voz do clássico no Prime. Que vença o melhor. Que seja o Cruzeiro. Tchau, tchau.