Cerca de 500 jovens vão participar de uma ação voltada para contextualização do sistema tributário do país, suas composições, abrangência e impacto no dia a dia. O projeto é desenvolvido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).
Os interessados são jovens com idades entre 15 e 24 anos, da capital mineira, atendidos pela Fundação CDL-BH e pelo Programa Estudo e Trabalho. Entre os dias 13 e 16 de maio, eles vão adquirir conhecimentos na área, receber informações sobre educação financeira e os impactos dos impostos na renda e no poder de consumo do brasileiro.
A capacitação integra a programação do Dia Livre de Impostos, evento da Fundação CDL-BH, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e a CDL Jovem BH.
“A ideia é levar a esses jovens conhecimento sobre o sistema tributário brasileiro e, a partir disso, permitir que eles tenham maior consciência sobre o valor que pagam nos produtos e entendam que a justiça fiscal é o melhor caminho para a sustentabilidade de empresas e de consumo”, explica o presidente da Fundação CDL-BH, Vilson Mayrink.
Investimento em educação financeira
Durante o evento, os jovens vão poder visualizar de forma didática o conteúdo e ter contato com acervos que mostram importantes momentos da história econômica e tributária do país.
Entre os marcos que vão ser abordados estão a troca de moedas, o boom da inflação na Era Sarney, remarcadores de preços, a chegada dos cartões de crédito ao varejo e a nova percepção do consumidor quanto ao seu poder de compra e o impacto dos juros.
A iniciativa, segundo o presidente da Fundação CDL-BH, é uma das estratégias da entidade para reduzir o desconhecimento financeiro entre os jovens, inclusive em temas como sistema tributário.
“Vamos utilizar de uma integração lúdica e pedagógica para esse público para contar acontecimentos que marcam a história da economia do país”, afirmou Vilson Mayrink.
Segundo a Fundação, mais de 45% dos jovens brasileiros, entre 15 e 24 anos, apresentam conhecimento em educação financeira abaixo do que é considerado adequado. Ainda que este resultado seja melhor que o de 2015, quando 53% dos jovens estavam abaixo do nível básico, o Brasil ocupa a 18ª posição entre os 20 países avaliados pelo programa.
Manifestação contra impostos
A iniciativa de educação financeira com os jovens belo-horizontinos integra a programação do Dia Livre de Impostos (DLI), movimento que ocorre em todo país no dia 29 de maio, e pretende promover atos de conscientização sobre as cargas tributárias do Brasil.
“O DLI tem como propósito facilitar o entendimento do nosso sistema tributário e também reivindicar uma reforma que permita estabilização econômica, desenvolvimento de empresas, menor impacto na renda das famílias e melhor aproveitamento da arrecadação”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
A ação foi criada pela CDL Jovem BH e CDL/BH, em 2007. Hoje, o Dia Livre de Impostos é realizado em diversas cidades brasileiras.