O CCBB BH vai promover uma visita mediada e um bate–papo gratuitos com o artista plástico Flávio Cerqueira, relacionados à exposição “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados”, no dia 15 de maio. No dia 17, o centro cultural receberá o público para a ação “A Escultura Ganha Vida”, com o performer Pedro Paulo Candido.
A visita mediada e o bate–papo terão a presença da historiadora Lilia Schwarcz, em um percurso pelo hall principal, pelas galerias térreas do CCBB e por outros espaços que abrigam a exposição. A visita ocorrerá das 16h às 17h30. A conversa, marcada para às 19h, apresentará o processo criativo e as experiências do artista.
O objetivo das atividades é estabelecer um diálogo com o público por meio de uma linguagem acessível, descontraída e didática, apresentando os laços entre as obras, as vivências de Cerqueira e a curadoria da mostra, assinada por Schwarcz. A visita guiada será para 20 participantes, com ingressos disponíveis na bilheteria.
Já o bate–papo será destinado a 90 participantes, no Teatro II, com ingressos também disponíveis na bilheteria do centro cultural, a partir das 18h (sujeito a lotação). Na ocasião, os participantes poderão ganhar o catálogo da exposição.
Performance de estátua viva
A ação “A Escultura Ganha Vida” proporá novos diálogos e experiências com as obras de Flávio, por meio de uma integração com as obras realizada por Pedro Paulo Candido. Das 14h às 17h, o performer fará a representação da estátua viva inspirada na escultura “Onde Tudo Acaba em Mim”.
A iniciativa passará por todos os andares do CCBB/BH e convida o público a experimentar a exposição a partir de um novo ponto de vista, trazendo humanidade e novas formas de interpretação dos personagens criados pelo artista plástico.
A exposição gratuita Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados reúne 40 peças de escultura em bronze, a maioria exibida pela primeira vez em Belo Horizonte. A mostra é inspirada no cotidiano do brasileiro comum, utilizando um material que foi reservado, por muitos anos, a figuras proeminentes de elites.
As obras de Flávio Cerqueira não deixam de fazer um paralelo com as angústias que rondam o imaginário coletivo, como questões de classe, identidade e raça. A exposição ficará disponível no térreo, no hall e nos espaços de circulação do CCBB BH, até o dia 2 de junho. Para visitar, é necessário retirar ingressos no site ou na bilheteria do local.
Flávio Cerqueira é considerado um nome importante no panorama da arte contemporânea, com obras emblemáticas distribuídas em museus do Brasil e do exterior. O artista é reconhecido por sua primorosa técnica e originalidade. A mostra no Centro Cultural de Belo Horizonte teve a curadoria de Lilia Schwarcz.
Visita mediada e bate–papo
Data: 15 de maio
Horário: 16h (visita) e 19h (bate–papo)
Local: Teatro II | CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)
Ingressos gratuitos na bilheteria
‘A Escultura Ganha Vida’
Data: 17 de maio
Horário: 14h às 17h
Local: Área de circulação do público | CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)
Entrada gratuita