A série musical “A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas” vai desembarcar no CCBB BH com apresentações de Ava Rocha, Vanessa Moreno e Josyara. O evento é gratuito e ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de abril, além de um workshop no dia 3 de abril.
O projeto traz releituras inéditas de obras de cantoras e compostoras que contribuíram para a renovação da música latina e que foram fundamentais para consolidar o movimento como um marco na história musical da América Latina.
Após estrear no Rio de Janeiro, o projeto chega ao Teatro I do CCBB BH com um show da cantora e compositora baiana Assucena, que dividirá o palco com Ava Rocha (RJ), Vanessa Moreno (SP) e Josyara (BA), nos dias 4, 5 e 6 de abril. Os ingressos para o evento estão disponíveis neste link e na bilheteria do local.
Shows:
- 4/4, às 20h30: Assucena convida Ava Rocha;
- 5/4, às 20h30: Assucena convida Vanessa Moreno;
- 6/4, às 20h30: Assucena convida Josyara.
Projeto é inspirado em movimento de resistência
O projeto é inspirado no movimento “Nova Canção Latino–Americana”, que surgiu entre as décadas de 1960 e 1970 como forma de resistência à indústria cultural hegemônica e de valorização da diversidade étnico–cultural e do cancioneiro popular da América Latina.
O objetivo da série musical é criar pontes entre artistas mulheres de diferentes gerações da música latina, resgatando conexões, memórias e tradições. O nome do projeto vem da música “La Canción es Urgente”, que ficou conhecida na voz de Mercedes Sosa e marcou o movimento.
O show homenageia Mercedes Sosa (Argentina), que completaria 90 anos em 2025, Violeta Parra (Chile), Chavela Vargas (México), Amparo Ocho (México), Soledad Bravo (Venezuela) e Chabuca Granda (Peru), O repertório trará, também, homenagens a Omara Portuondo (Cuba) e Susana Baca (Peru).
A Canção é Urgente também inclui uma homenagem a Elis Regina, que faria 80 anos em 2025. A artista se conectou ao espírito do movimento por meio de gravações de músicas de Milton Nascimento, e por causa de sua postura política de denúncia, tendo cantado, durante sua carreira, temas latino–americanos.
“Subir ao palco com artistas que admiro para reverenciar grandes nomes do movimento da Nova Canção Latino-Americana é de uma honra e responsabilidade enormes. Será um mergulho nas cores tão diversas dessas Américas Latinas plurais em ritmos, melodias e conteúdo”, delcarou Assucena.
Workshop sobre circulação musical
Para além dos shows, o evento promoverá um workshop sobre circulação musical na América Latina, nesta quinta–feira (3), das 11h às 18h. A atividade tem como alvo artistas, produtores culturais, gestores culturais, estudantes de música, pesquisadores e interessados na integração cultural latino–americana.
O objetivo é promover um espaço de diálogo e aprendizado para quem deseja explorar e fortalecer a circulação musical na América Latina. A iniciativa terá a participação de Mônica Cosa e da idealizadora de A Canção é Urgente. As vagas são limitadas.
Confira abaixo a programação do workshop:
- 11h: abertura workshop “Circulação Musical na América Latina: Desafios e Oportunidades”;
- 11h30: painel “Contexto Histórico e Contemporâneo da Circulação Musical na América Latina”;
- 14h: Experiências em Gestão e Intercâmbio Artístico–Cultural;
- 15h30: planejamento de Projetos para Circulação Musical;
- 18h: encerramento
A Canção É Urgente: Vozes LatinA–Americanas
Data: 3 a 6 de abril
Local: CCBB BH | Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Ingressos gratuitos: https://ccbb.com.br/belo-horizonte/bh-programacao/a-cancao-e-urgente-vozes-latina-americanas/