As autorizações para crianças e adolescentes fazerem viagens internacionais agora podem ser emitidas pelos Cartórios de Notas brasileiros, através da internet. O serviço começa a ser válido nesta terça-feira (07).
As solicitações devem ser realizadas pelo site e-Notoriado. O serviço é destinado a pais e responsáveis por menores de idade que pretendem viajar de avião para o exterior sozinhos, ou acompanhados por somente um dos responsáveis.
Para conseguir a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV), é necessário um reconhecimento de firma por videoconferência. Após o processo, os responsábeis recebem um documento digital para validação no guichê da companhia. A validação pode ser feita através de leitura de um QR Code no celular ou em papel. A medida visa tem o intuito de evitar a perda de documentos impressos durante a viagem.
De acordo com o Colégio Notarial do Brasil (CNB), “uma vez realizada, a AEV terá a validade pré-determinada pelos requerentes e poderá ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo pelo site ou aplicativo do e-Notariado.