O preço do imposto de importação para o arroz foi zerado. A decisão foi tomada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), que faz parte do Ministério da Economia. O corte é válido até o dia 31 de dezembro de 2020.
A redução está restrita a uma cota de 400 mil toneladas de arroz com casca não parboilizado e arroz semibranqueado e branqueado, não parboilizado.
De acordo com a Camex, o objetivo da redução é diminuir o custo do arroz importado para aumentar a oferta e conter a alta de preços do produto no mercado interno.
Atualmente, a alíquota de importação do produto obtido de países fora do Mercosul é de 10% para arroz em casca e de 12% para o arroz beneficiado. Para os países que fazem parte do Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai), a tarifa já é zero.
Segundo o Ministério da Agricultura, nos primeiros oito meses deste ano, o Brasil importou 427,4 mil toneladas de arroz e exportou 1,153 milhão de toneladas. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), durante a pandemia do coronavírus, houve alta no consumo de arroz, puxado principalmente pelos recursos do auxílio emergencial pago pelo governo.