“O uso da máscara passa a ser facultativo, quem quiser usa, mas acaba a obrigatoriedade”, afirmou Noman em pronunciamento. Ele estava acompanhado da Secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro.
Com a medida, Belo Horizonte se torna a penúltima capital a liberar máscaras em locais fechados. Somente Belém, no Pará, mantém a determinação para o equipamento.
De acordo com o prefeito, o uso das máscaras segue obrigatório somente em instalações hospitalares, no transporte público e no transporte escolar. Não haverá obrigatoriedade das máscaras nas escolas.
Governo de MG define data para liberação de máscaras
A coletiva de Noman e Navarro acontece no mesmo dia em que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), cravou uma data para a liberação de máscaras em locais fechados no estado.
Em postagem feita pelo Twitter nesta quarta, Zema confirmou que a recomendação é de que o equipamento tenha a obrigatoriedade dispensada em 1º de maio. A data já havia sido anunciada, em coletiva à imprensa, pelo Secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti. A determinação sobre o uso de máscaras, entretanto, cabe a cada prefeitura.