No coração de Belo Horizonte, o tradicional Café Nice se prepara para reabrir as portas, agora com o apoio da Gerdau. A reabertura está marcada para o dia 24 de setembro!
O café, que já teve na lista de seus clientes o presidente Juscelino Kubitschek e o escritor Carlos Drummond de Andrade e funciona há mais de oito décadas no mesmo ponto é um verdadeiro patrimônio afetivo da cidade. Conhecido por seu café coado no pano, pão de queijo e o famoso creme de ameixa.


Café Nice: mais de 80 anos de tradição
Fundado em 1939 por Heitor Resende, a cafeteria logo se tornou um ponto de encontro de políticos, jornalistas e intelectuais. Entre seus frequentadores ilustres estiveram Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e o escritor Carlos Drummond de Andrade.
Mas, você sabia que o Nice foi inaugurado como Casa de Chá e Leitaria Nice? E as fotos antigas que a gente vê nas paredes do lugar mostram que no começo ele tinha mesas e cadeiras, lotadas de gente. Só em 1979 que elas foram substituídas pelo balcão em formato de ‘U’, feito para otimizar o tempo e agilizar o atendimento, algo crucial para os mais de 3 mil cafezinhos vendidos por dia, na época de ouro do café.



O lugar virou tão icônico que, como dizem os clientes antigos, “político que não vai ao Café Nice não ganha eleição”, Juscelino Kubitschek, por exemplo, tinha o costume de sair a pé da prefeitura só pra tomar um cafezinho e ficar na porta proseando.
O ambiente acolhedor e o cardápio simples, mas saboroso, conquistaram gerações de belo-horizontinos. Ao longo das décadas, o café resistiu às transformações da cidade, mantendo-se fiel às suas raízes e à sua missão de oferecer um espaço de convivência e memória.


Preservando a memória, renovando o futuro
Em 2025, a cafeteria iniciou um processo de revitalização para preservar sua estrutura e identidade. Os responsáveis pelo projeto fizeram questão de manter a essência do lugar. A intenção é que os clientes mais antigos se sintam em casa e que as novas gerações possam conhecer a história de BH através de um dos seus pontos mais tradicionais.
A participação da Gerdau como patrocinadora oficial do projeto de revitalização do Café Nice reforça o compromisso da empresa com a cultura e a memória de Minas Gerais.
“Para nós, é motivo de orgulho participar da reabertura de um espaço que está no coração de Belo Horizonte. O Nice representa memória, cultura e pertencimento, valores que dialogam diretamente com o nosso compromisso de ser uma empresa mineira de coração”, Pedro Torres, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau, destaco para CDL/BH.
O Nice é nossa casa
A reinauguração do Café Nice é a celebração da nossa história, da história de BH. Com o patrocínio da Gerdau, a certeza de que a nossa cidade não vai deixar que os espaços que nos formaram desapareçam se tornou realidade, mostrando o compromisso da empresa com a cultura mineira e com a identidade de Belo Horizonte!


