Café Paraíso é o nome do primeiro café do Brasil a receber o título de Melhor dos Melhores do mundo no concurso Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café. O título inédito foi conferido na oitava edição do prêmio, realizada em 2023, com o resultado divulgado neste ano.
Os produtores dessa maravilha são da fazenda São Mateus Agropecuária, que fica em Minas, é claro, precisamente em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba. Lá, a altitude elevada de 1.060 metros, além de práticas regenerativas de produção fazem com que os grãos de café colhidos ali tenham uma qualidade fora da curva.
O processo de produção utilizado é o da cereja descada, ou seja, um meio–termo entre o método natural e o lavado, no qual os grãos de café maduros, que a gente chama de cerejas, passam por uma máquina que remove deles apenas a casca externa, deixando parte da polpa, chamada mucilagem, grudada ao grão.
Com isso, o perfil sensorial do café se torna único, trazendo muitas notas de frutas amarelas cítricas ao aroma e ao sabor que, complementados pela torra média exata para esse perfil, trouxeram ao café Paraíso o reconhecimento de melhor do mundo.
A belíssima notícia é que uma edição especial desse café premiado foi produzida para venda, então, quem quiser provar pode comprar lá pelo site loja.guimacafe.com.br.