Curiosidades nunca são demais, não é mesmo então hoje eu separei uma bem legal do blog “Um café para dividir”, assinado pelo especialista Ensei Neto no jornal Estadão. Você sabe como, quando e onde surgiu o primeiro capuccino solúvel do Brasil?
Pois é eu confesso que nunca pensei nisso. Afinal, desde que eu nasci, já existia o capuccino por aqui dessa forma. Mas saiba que o café mesclado a leite e cacau, que é comum na Itália, só aportou no Brasil em 1969 e veio em forma de pó, como conhecemos.
O ano de 1969 foi marcado por vários acontecimentos, sendo a chegada do homem à Lua o mais aclamado deles. Ensei Neto conta em seu blog que, naquele ano, uma empresa paulista chamada Dalca pertencente a um italiano louco por café, tinha ideia fixa de criar uma forma de ter a bebida sempre à mão onde estivesse, a qualquer tempo.
Assim, utilizando-se da tecnologia de sua empresa, que fabricava embalagens como blisters e cápsulas para a indústria farmacêutica, o empresário inventou uma pastilha mastigável de café solúvel, batizando de café do astronauta foi o primeiro café de bolso do país.
Não contente com essa nova invenção, o italiano desenvolveu um pó que simulava o café com leite e cacau tão comum na sua terra. A mistura em pó foi registrada com o nome capuccino e assim o produto se popularizou no Brasil, como se o pó fosse sua forma original.
É ou não é uma curiosidade pra lá de interessante? Se você curtiu e quer ouvir outras curiosidades, dicas e notícias sobre o mundo da gastronomia líquida, siga o perfil da nossa coluna no Instagram: @liquidoecertocdl.fm.