Uma das datas mais importantes para o varejo está chegando: a Black Friday. Um dos trunfos importantes para os varejistas é entender a intenção de compra do consumidor para criar estratégias específicas de marketing para que o seu negócio possa oferecer a melhor experiência ao cliente e aumentar a performance de vendas.
A Wake Commerce em parceria com o Opinion Box divulgou um estudo intitulado “Pesquisa de Intenção de Compra na Black Friday 2024”. De acordo com a pesquisa, 66% dos consumidores pretendem adquirir algum produto na BF.
Dentre os produtos preferidos, a categoria de eletrônicos e informática ocupa a primeira posição com 26,2%, seguido por eletrodomésticos e eletroportáteis, com 23,4%; moda e acessórios, com 20,4%; beleza e cosméticos, com 18,2%; e por supermercado, com 16%.
Vale a pena destacar que a antecipação na busca por ofertas é uma tendência para esse período. O brasileiro já está de olho na variação de preços em outubro (32,5%), enquanto a maioria dos entrevistados afirmou que vai começar a pesquisar por produtos no início do mês de novembro (37,8%). O que isso comprova? Isso mostra que o consumidor brasileiro está cada vez mais atento buscando garantir as melhores oportunidades para comprar na Black Friday.
Compras online
A Black Friday 2024 traz uma tendência de compra pelos canais online. A maioria dos consumidores brasileiros (58,2%) deve optar pelo e-commerce, 47,8% pela compra via marketplaces e 44,3% via aplicativos de compra.
Essas estatísticas refletem uma mudança no comportamento de consumo, onde a conveniência passa a ser um valor agregado importante para a decisão de compras por parte do consumidor. Em outro viés, as lojas físicas continuam relevantes para aproximadamente 30% dos consumidores.
Nesses casos, os clientes buscam a experiência de ver, sentir e cheirar os produtos, além de negociar e barganhar descontos de forma presencial. Essa situação ilustra a importância dos varejistas focarem as estratégias no “figital”, ou seja, precisam estar direcionados tanto no digital quanto no físico para atender os diferentes perfis de consumidores.
Necessidade x desejo
O estudo ainda apresenta uma divisão entre consumidores que buscam itens de necessidade e aqueles que estão de olho em produtos de desejo. Os números mostram que 54,1% dos brasileiros enxergam a Black Friday como o momento ideal para adquirir produtos essenciais, seja para a casa, trabalho ou uso pessoal.
Por outro lado, uma parcela significativa composta por cerca de 45,9%, planeja aproveitar as promoções para comprar itens que sempre estiveram no radar, mas nunca se apresentaram com preço favorável para aquisição. Esse comportamento revela um consumidor mais estratégico e consciente, que se prepara financeiramente para aproveitar tanto as oportunidades de economizar em compras importantes quanto realizar um pequeno sonho de consumo.
Por falar nisso, os melhores preços se tornam o fator mais importante para escolher onde comprar, seguido de frete grátis ou preço convidativo. Vale ressaltar que quase 30% dos consumidores optam em comprar nas lojas online mais bem avaliadas através dos depoimentos.
Mas nem só de romantismo vive a Black Friday. O estudo mostrou que 20% dos consumidores não confiam na BF principalmente pela sensação de que os preços aumentam antes do período e depois são aplicados os descontos. Para os clientes fica a sensação do famoso bordão “a metade do dobro”.
Agora é hora de se preparar porque vem aí a Black Friday 2024.