24/01/2024
Redação: Erick Funes
Imagem: Reprodução/Redes Sociais
Uma chuva extremamente intensa caiu na noite de terça-feira, 23, em Belo Horizonte. Segundo informações da Defesa Civil de BH, as regiões mais afetadas são Oeste e Centro Sul. A chuva afetou, com menor intensidade, as regiões Noroeste e também o Barreiro.
Em aproximadamente 30 minutos de forte chuva, foi possível verificar princípios de alagamentos com veículos transitando em baixa velocidade e com o pisca alerta ligado na Savassi. Houve relatos de alagamento também na avenida Teresa Cristina (Córrego Ferrugem/Arrudas) e no Anel Rodoviário.
Na avenida Francisco Sá a força da água foi tão forte a ponto de arrastar uma motocicleta que estava estacionada durante a forte chuva.
Além de pontos de alagamentos, o Corpo de Bombeiros recebeu ocorrências de queda de árvores em alguns bairros, como Santo Antônio, Comiteco e Salgado Filho.
Veja carros empilhados próximo a barragem Santa Lúcia:
Bloqueios de vias
Por volta de 21h15, a Defesa Civil interditou a a Avenida Heráclito Mourão de Miranda, na Pampulha, devido ao alto risco de transbordando do Córrego Ressaca. A via foi liberada 30 minutos depois.
Outro ponto bloqueado pela Defesa Civil foi a Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova. Por volta de 21h25, agentes interditaram a via devido ao risco de transbordamento do Córrego de mesmo nova da rua.
Alagamento na BR-40, em Nova Lima, deixa parte da via interditada
Parte da BR-040 está interditada devido a um alagamento próximo ao Condomínio Alphaville, no sentido Rio de Janeiro, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma fila de carros, de aproximadamente 2 km, se formou pela via.
Pessoas ilhadas e desabamento
Outras quatro ocorrências de desabamento/desmoronamento foram abertas: três em BH e uma no município de Contagem.
Vale sempre reforçar as recomendações da Defesa Civil de Belo Horizonte durante a chuva:
– Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
– Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
– Atenção especial para áreas de encostas e morros.
– Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).