Vocês já devem ter visto na internet pessoas mergulhando em banheiras de gelo. Pois é, os banhos de gelo se popularizaram recentemente no meio fitness como forma de melhorar a recuperação muscular.
A prática envolve imersão em água fria com temperatura entre 10 e 15 graus, para reduzir a inflamação, a dor e a fadiga pós-exercício.
Estudos mostram que a prática eventual de imersão em água gelada ajuda no ganho de força, potência e flexibilidade, mas atenção, o uso frequente pode prejudicar o ganho de força e massa muscular, porque a inflamação também sinaliza adaptações ao treino necessárias para melhora da condição física.
Banhos de gelo também estão associados a benefícios na saúde mental, imunidade e qualidade do sono, mas as evidências ainda são um pouco limitadas.
Um alerta são os riscos de choque térmico, arritmias e hipotermia. Por isso, recomenda-se controlar a temperatura da água não abaixo de 10° e não ultrapassar 20 minutos de imersão. A prática deve ser usada com estratégia, principalmente em treinos de força. O mais difícil é ter coragem.
E você, já experimentou?