Bebidas açucaradas podem ser muito mais prejudiciais à saúde do que as alcoólicas, sabia? Um estudo científico de 30 anos, já publicado em revistas especializadas, aponta a ligação direta das bebidas açucaradas e o câncer de boca.
O estudo analisou hábitos de consumo de 160 mil mulheres e revela que aquelas que consumiam um ou mais desse tipo de bebida por dia, apresentaram risco cinco vezes maior de desenvolver o câncer de boca comparadas que não consumiam esse tipo de bebida.
O risco elevado foi detectado inclusive nas mulheres que não fumavam e nem consumiam álcool, ou seja, o único fator de risco era mesmo o açúcar. E estamos falando aqui de refrigerantes, sucos de caixinha, chás industrializados, laticínios e achocolatados.
Mas as boas notícias são que os dados da pesquisa não são absolutos, porque o estudo foi feito apenas no universo feminino e por isso os resultados não podem ser estendidos a outros públicos. Outra lacuna deixada pelo estudo é que nem as marcas e nem o teor dos açúcares, contidos nas bebidas, foram apurados, pois a pesquisa baseou-se apenas nos relatos feitos pelas mulheres participantes.
E por fim, a chance absoluta de desenvolver a doença permanece baixa mesmo após esse estudo. Estima-se que a cada 100 mil pessoas, três apenas desenvolvam o câncer de boca. De qualquer forma, fica o alerta para o consumo excessivo de açúcares, principalmente a frutose, que pode causar vários prejuízos à saúde.